Raças Portuguesas!!!

 

 

racas_portuguesa

 

Existem dez raças portuguesas certificadas pelo Clube Português de Canicultura. Todas de origens bastante antigas, divididas nas mais diversas funções de guarda de rebanho, caça e pastoreio, assim  como por tamanhos, desde os enormes Cães de Gado Transmontano ou Rafeiro Alentejano aos pequenos Podengos.

Rústicas e pouco apuradas, são raças sem grandes alterações genéticas que só há alguns anos começaram a ser conhecidas no estrangeiro

Algumas, são actualmente aceites e consideradas como cães de companhia por terem características mais simpáticas e fáceis de lidar, como por exemplo como o Podengo, o Perdigueiro, o Cão de Serra d’Aires o e o Cão de Água Português. No entanto existem ainda algumas que ainda estão a atravessar um processo de transição na sua classificação visto terem temperamentos muito específicos, habituados às suas funções instintivas como guardas de rebanho que são os cães Serra da Estrela, Rafeiro do Alentejo ou Cão de Gado Transmontano. No entanto também estes últimos estão cada vez mais presentes em casa de famílias portuguesas.

Os esforços feitos pelas distintas Associações e Clubes destas raças contribuíram imenso para a maior promoção e divulgação destes cães. Isto comprova-se pelos óptimos resultados dos registos individuais no Clube Português de Canicultura que contêm no seu Top 20 estas raças nacionais a par de outras raças mundialmente famosas como o Rotweiller, o Labrador, o Beagle e o Pastor Alemão.

Existem muitas famílias portuguesas que, cada vez mais, dão preferência a estas raças orgulhosamente nossas.

Mesmo fora do seu “habitat natural” e das suas funções no campo, continuam a ter quem proteger. Em ambiente familiar, o lugar do pastor que era o líder do grupo, é nos seus instintos substituído pelo pai da família a quem é igualmente fiel e os restantes membros da família aqueles que tem que proteger.

 

Estas raças são as seguintes:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *