Raças Portuguesas – Cão da Serra de Aires!

1

 

Tipicamente português, o Cão de Serra de Aires é um cão pastor, oriundo da Serra de Aires em Monforte no Alentejo (muitas vezes confundida com Serra d`Aires e Candeeiros na Extremadura). Este é um exemplo de como certas raças perdem as suas correctas origens ao longo dos dos tempos devido a enganos e falta de tradição.

 

3

 

 

O Cão de Serra de Aires pertence a uma grande família Europeia de cães de pastoreio, sendo esta a sua principal função.
As suas características morfológicas, temperamentais e de comportamento são típicas de um cão pastor.

Foram de extrema importância durante os séculos XVIII e XIX, na guarda e condução dos rebanhos e na sobrevivência dos mesmos na zona do Alentejo.

Cobre o terreno com uma particular elegância e pastoreia qualquer tipo de animal: ovelhas, vacas, cavalos, cabras, varas de porcos ou até mesmo humanos.
É extremamente versátil e imensamente propenso a aprender.

Embora seja conhecido como cão de trabalho, o Cão de Serra de Aires é também um excelente cão de companhia.
É afectuoso e brincalhão, e elegerá sempre um dono dentro de uma família, devido ao seu instinto natural.

Por ser bastante activo é importantíssimo disponibilizar-lhe diversas actividades e tarefas pois precisa de se sentir útil. Se no campo, o pastor o treina com o objectivo de ajuntar os seus animais, na cidade, o Serra de Aires deverá ser treinado também com um objectivo. Seja para fazer todos os obstáculos de uma pista de Agility ou Flyball.
A grande necessidade de cumprir objectivos e ultrapassar obstáculos, fazem com que uma simples corrida não seja suficiente para estimular a sua mente e corpo. O Serra de Aires adora correr, mas é importante que o faça sempre com um objectivo.

Um dono enquanto líder tem que oferecer-lhe uma sociabilização desde muito novo bem como uma educação firme, pois tem tendência a ser dominante, à semelhança de todos os cães pastores.

Por ser um cão que gosta de agradar ao dono e ser extremamente inteligente, o seu treino pode ser desafiante já que tanto adquirem facilmente bons como maus hábitos. Assim, é importantíssimo que a consistência prevaleça por todos os membros da família.

O Serra de Aires tem também uma característica única que se destaca de todos os outros cães pastores. A sua pelagem não possui a camada de sub-pêlo.
Esta camada é normalmente reciclada duas vezes por ano, altura em que se verifica queda de pêlo abundante. Por não ter sub-pêlo, o Serra de Aires não passa por estas mudas, minimizando bastante a queda do mesmo. Assim o Serra de Aires pode vir a ser uma boa opção para quem possa vir a ter alergias ao pêlo de cão como também acontece com o Cão de Àgua Português.
Necessita de ser escovado apenas uma vez por semana ou de quinze em quinze dias de forma a não eriçar o pêlo, o que torna a sua manutenção menos exigente.

 

6

 

 

 

Classificação: Cães de Pastoreio

Origem: Portugal – Monforte, Alentejo

Altura / Peso: É um cão de tamanho médio com os machos a situarem-seentre 45 a 55cm e as fêmeas entre 42 a 52cm. Pesa normalmente cerca de 27 a 30 Kg.

Variedades de pelagem: Pode ser de castanho, amarelo, cinza, fulvo, preto, lobeiro, mais ou menos afogueado, podendo apresentar manchas brancas no peito. Tem a pelagem comprida lisa ou pouco ondulada mas áspera. Não tem sub-pêlo (sendo esta uma característica única no mundo nos cães de pastor).

Função de origem: Condução e pastoreio de gado.

Principais características: Sendo um cão pastor, é tímido e reservado (podendo ser perfeitamente contrariado com uma boa sociabilização em cachorro). Protector do seu território, fiel, afectuoso, companheiro, sociável com outros animais, tem instintos de alerta muito fortes o que o tornam vigilante, especialmente durante a noite. É também um bom cão a lidar com crianças, tratando-as com carinho e como se tratasse de um rebanho que tenta proteger e cuidar. É um excelente companheiro tornando-o num cão especial para toda a vida. É rústico, com muita força e bastante resistente a doenças.

Ideal para: Famílias que procurem um cão de companhia que também é vigilante, que se adaptem bem a apartamentos e casas pequenas.

Curiosidades: É um cão ligeiro, rápido, vivo e atento. Tem a alcunha de “cão macaco”, visto ser portador de um olhar típico e de ter algumas expressões e atitudes que se associam a este primata.

Cuidados a ter: Necessita de um bom exercício físico diário. É pouco exigente na sua alimentação.

 

 

4

5

No Comments

    Leave a Reply

    WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com