Raças Portuguesas – Barbado da Terceira!

3

 

Desde a década de 90 que se realizaram diversos estudos relativos à população deste animal, que levaram à formalização da raça.

Historicamente é um cão boieiro de condução de gado, bastante dinâmico e ágil, conduzindo o gado com grande facilidade, sendo também utilizado para o manejo do gado bravo. 

Tem sido adaptado como cão de companhia devido ao seu carácter afável e de fácil ensino. É também bastante eficaz na função de cão de guarda.

O Barbado da Terceira terá evoluido a partir de cães levados para as ilhas pelos povoadores desde o século XV em que eram utilizados na recolha de gado bravo. O seu aspecto geral, aparenta um cão rústico, com corpo forte bastante musculado.

 

1.1

 

A sua pelagem é comprida, imensamente ondulada e apresenta cores preta, amarela, cinzenta, lobeiro e fulvo nas suas diversas tonalidades, podendo apresentar malhas brancas no peito, ventre e ponta da cauda.

A altura ao garrote dos machos está entre os 52 e 58cm e das fêmeas entre 48 e 54cm. O peso dos machos deve situar-se entre os 25 e 30Kg e das fêmeas entre 21 e 26Kg

Quanto ao comportamento e carácter, é tido como cão companheiro e fiel ao dono, inteligente, afável, alegre, meigo e voluntarioso.

Classificação: Cão Boieiro

Origem: Portugal – Ilha Terceira, Açores

Altura / Peso: Pode ir até aos 58 cm e pesar até 30 kg

Pelagem: Pelo comprido e ondulado, de cor amarela, cinza, preta, fulvo e lobeiro em tonalidades claras ou escuras. Malhas brancas são aceites.

Função de origem: Maneio e condução de gado.

Principais características: Inteligente, aprende com muita facilidade, excelente companheiro, muito fiel e meigo para com a família, com imenso instinto de proteção.

Ideal para: Famílias que procurem um cão de guarda, com a vantagem de ser também um bom cão de companhia. O Barbado adapta-se bem a casas pequenas e apartamentos.

Curiosidades: Foi a décima raça portuguesa a ser aceite pelo Clube Português de Canicultura, o que aconteceu em 2004.

 

Cuidados a ter:

O Barbado é muito activo e gosta de se sentir útil pelo que precisa de passeios regulares.

Tem instintos de guarda muito apurados, pelo que pode ser desconfiado para com desconhecidos.

 

21

2 Comments

  • Reply
    Carla carromeu
    27 Dezembro, 2018 at 16:18

    O cão que está com a criança é o meu
    Duda, gostaria de saber onde foram buscar
    esta foto?
    Cumprimentos

    • Reply
      MundoCao
      16 Janeiro, 2019 at 20:59

      Esta imagem foi retirada de uma pesquisa no google por “Barbado da Terceira”.
      Entrámos em contacto com a pessoa que fez este comentário por email indicando mais dados.

Leave a Reply

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com