Raças Portuguesas – Cão de Castro Laboreiro!

1

 

Com sua origem na freguesia de Castro Laboreiro, Melgaço, uma região montanhosa agreste, que se estende desde o rio Minho às Serras da Peneda e do Soajo, entre os rios Trancoso, Laboreiro e Mouro

É um cão lupóide de tipo amastinado, sendo mais ligeiro que as restantes raças de cães de gado.

O Cão de Castro Laboreiro é um animal de grande porte. É uma das mais antigas raças da Península Ibérica.

O orgulho que os castrejos têm nos seus cães éevidente todos os anos no Concurso de Cães de Castro Laboreiro, que é o concurso canino mais antigo existente do nosso País, onde os donos participam com os seus cães, que na sua maioria só sabem o que é uma trela nesta ocasião, pois normalmente andam livremente pelas ruas e pastagens acompanhando o gado. Este concurso tradicional realiza-se de forma contínua, todos os anos, desde a década de 50, tendo sido inicialmente realizado em Outubro e nas últimas décadas a 15 de Agosto. Este concurso tem sido bastante importante na divulgação e manutenção das características desta raça, dando a conhecer os exemplares existentes e identificando os mais típicos, que são posteriormente escolhidos para acasalar.

 

 

5 Classificação: Molossóide – Cães de Montanha

Origem: Portugal – Região Norte

Altura / Peso: Pode medir até 64 cm e pesar até 40 kg

Variedades da pelagem: A cor de pelagem predominante é o lobeiro raiado, que pode ser claro ou escuro.

Função de origem: Cão de guarda de rebanhos.

Principais características: Muito resistente, ágil, nervoso, hostil para com desconhecidos, inteligente. Em família é leal, dócil e muito obediente.

Ideal para: Quem procure um cão de defesa de propriedade.

 

Curiosidades: O Cão de Castro Laboreiro é também utilizado como cão militar, polícia, cão-guia e vencedor de provas de Agility.

Cuidados a ter:

Como os restantes Molossóides, o temperamento forte do Castro Laboreiro leva a que o dono tenha de ser firme e assertivo, não sendo adequado a iniciantes.

4

2

No Comments

    Leave a Reply

    WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com