Adquirido através do Orçamento Participativo de Lisboa o veículo foi e entregue hoje à Casa dos Animais de Lisboa.
Comprado através do Orçamento Participativo de Lisboa e entregue esta quinta-feira, 4 de julho, à entidade dedicada à recolha e segurança dos animais sem dono na cidade que segundo informações da autarquia, pode transportar mais de quatro animais, gatos e cães, incluindo os de grande porte. Dotada de equipamento de emergência veterinária, a ambulância proporciona suporte básico de vida do animal até chegar à CAL, onde recebe assistência.
A partir de hoje, os animais acidentados na via pública ou doentes podem ser recolhidos em segurança.
Esta ambulância, foi um projeto votado pelos cidadãos de Lisboa e vai trazer melhorias aos outros dois veículos de que a Casa já dispunha.
“Este veículo é para animais sinistrados e sem dono na cidade, não é para animais domésticos. É para animais errantes e insere-se em todo o trabalho que a Casa dos Animais já fazia e continua a fazer.”
A CAL adiantou também que a associação já tinha dois veículos para o mesmo fim, mas este tem mais e melhores equipamentos. “A Casa fica em Monsanto e muitos dos animais atropelados são encontrados em vias como a Segunda Circular ou o Eixo Norte-Sul. Esta ambulância tem melhorias que garantem a recolha e maior vigilância até à chegada ao local onde vão ser intervencionados, a própria Casa dos Animais”.
O veículo dispõe de máscaras de oxigénio, kit de reanimação, uma plataforma elevatória para animais de maior porte, uma marquesa e um ponto de água.
Lisboa não é a primeira cidade a ter uma viatura de emergência médico-veterinária para efetuar a recolha e o transporte de animais acidentados. Braga, Oeiras e Esposende já dispõem de veículos do género.
Segundo a Câmara de Lisboa na apresentação do veículo, além desta novidade, a Casa dos Animais vai receber em breve uma ampliação das suas instalações, avaliada em mais de um milhão de euros.
De acordo com o site “Veterinária Atual”, o vereador da Higiene Urbana na autarquia anunciou que “é importante também saudar todas as associações que trabalham connosco na promoção do bem-estar animal. Estamos a desenvolver um trabalho muito importante no sentido de montar na cidade uma rede capaz de dar resposta aos vários âmbitos. Por outro lado, também queria destacar o trabalho da União Zoófila. Aprovámos recentemente em reunião de Câmara cem mil euros para que a União Zoófila possa adquirir novos equipamentos e ter uma capacidade de resposta em termos de operações e cuidados aos animais, e temos um projeto conjunto com esta instituição para transferir a União Zoófila do espaço em que está atualmente, nas Furnas, para a zona Norte da cidade e ter, assim, melhores condições não só no quadro local, mas também nacional”.
“Do ponto de vista social, já se percebe hoje que os animais são uma mais-valia na qualidade de vida das pessoas. Quando se atinge uma certa idade, fruto de deixarem de ser ativas, as pessoas tendem a desinteressar-se pela vida e os animais ajudam-nas a adquirir hábitos e rotinas diárias importantes. É necessário que no contexto urbano tenhamos em consideração essa dimensão”, adiantou Carlos Castro.
Quem quiser obter informações sobre a ambulância dos animais ou relatar uma situação de acidente, pode contactar a Casa dos Animais através do telefone 21 817 2300 . O número funciona 24 horas por dia, todos os dias.
1 Comment
Isabel Santos
9 Setembro, 2023 at 19:51Subject: Garantir Assistência Veterinária e Alimentar Gratuita para Animais de Companhia em Tempos de Crise Económica
Caros Amigos,
Acabei de ler e assinar a petição: «Garantir Assistência Veterinária e Alimentar Gratuita para Animais de Companhia em Tempos de Crise Económica» no endereço https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT117520
Pessoalmente concordo com esta petição e cumpro com o dever de a fazer chegar ao maior número de pessoas, que certamente saberão avaliar da sua pertinência e actualidade.
Agradeço que subscrevam a petição e que ajudem na sua divulgação através de um email para os vossos contactos.
Obrigado.
Alexandra Monteiro Martins Marcelino
Esta mensagem foi-lhe enviada por Alexandra Monteiro Martins Marcelino (alexandramarcelino99@gmail.com), através do serviço https://peticaopublica.com em relação à Petição https://peticaopublica.com/?pi=PT117520