Patron é o nome de um Jack Russel Terrier e é um herói de guerra pois tem salvado diversas vidas e é já uma estrela nas redes sociais.
Já com com dois anos, trabalha diariamente com os socorristas do Serviço de Emergência do Estado na cidade de Chernihiv a procurar e detectar engenhos explosivos deixados pelos Russos.
Já leva na sua conta a ajuda a neutralizar 90 artefactos explosivos desde o início da invasão em grande escala da Rússia à Ucrânia.
A sua fama já ganhou asas
Os cães desempenham um papel bastante importante nas operações militares.
Recentemente, os cães farejadores têm ajudado a localizar minas terrestres, bombas não detonadas e dispositivos improvisados em campanhas pela Europa, Ásia e Médio Oriente.
O olfato apurado de um cão que se estima ser entre 1000 a 10.000 vezes superior ao humano é a sua principal arma.
“Não há substituto para a detecção de um cão. Não existe qualquer máquina construída ainda que possa retribuir o que um cão pode fazer” explicou William Cronin, diretor do projecto K-9 americano para o Afeganistão e Mali, África Ocidental, num artigo para o Exército americano.
“Um dia, a história de Patron será transformada em filme, mas, por enquanto, está a cumprir fielmente os seus deveres profissionais”, explicou o Centro de Comunicações Estratégicas da Ucrânia no Twitter.
No Comments