Tem um gato ou um cão que prefere ficar ao fundo da cama ou dormir debaixo dos lençóis?
E em que posição?
A posição favorita do animal diz muito sobre ele e sobre o seu humano.
Quem tem animais e dorme com eles na cama já se colocou este dilema. Enxotá-los ou adaptar-se?
Certamente já acordou a meio da noite com os lençóis presos, ou sem ser capaz de mexer as pernas, porque o gato ou o cão encontraram a posição perfeita para estar confortáveis ao seu lado. Apesar de ver o seu sono interrompido, o mais certo é que depois disso sinta alguma segurança e conforto por saber que o seu animal está junto a si.
A ITCHPET, associação composta por vários especialistas em animais, realizou um estudo que suporta esta ideia. Analisaram as respostas de mais de duas mil pessoas e concluiu que dois terços dos participantes no estudo costumam dormir com os seus animais de estimação precisamente por se sentirem seguros ao lado deles.
Para cerca de 27% dos entrevistados, dormir ao lado de cães ou gatos fazia com que se sentissem menos sozinhos. Da mesma forma, 37% dos humanos que participaram na investigação revelaram gostar da sensação de conforto e calor que os animais lhes porporcionava durante a noite.
Peter Neville, especialista em comportamento animal, em declarações ao jornal britânico “Mirror”, explica que dividir a cama com animais de estimação é parte normal da vida quotidiana, citando que,
“o que fica claro com este estudo, é que a partilha de cama com animais é uma parte normal da nossa vida e uma prova da nossa co-dependência e ligação cada vez mais forte entre humanos e cães ou gatos”.
“Os elemento que mais nos une aos nossos animais durante a noite baseia-se no conforto, no toque, na partilha de calor e na sensação de segurança que a presença deles nos proporciona.”
Embora os animais também beneficiem desta partilha, por se sentirem mais seguros, Peter Neville garante que,
“os gatos olham para o seu humano como uma figura maternal ao passo que os cães, apresentam um comportamento semelhante ao de uma criança de 11 anos, pois agem de forma protetora mas procurando sempre o conforto e a segurança perto dos progenitores quando é hora de dormir.”
No Comments