Lisboa já tem ambulância para socorrer animais!

Adquirido através do Orçamento Participativo de Lisboa o veículo foi e entregue hoje à Casa dos Animais de Lisboa.

Comprado através do Orçamento Participativo de Lisboa e entregue esta quinta-feira, 4 de julho, à entidade dedicada à recolha e segurança dos animais sem dono na cidade que segundo informações da autarquia, pode transportar mais de quatro animais, gatos e cães, incluindo os de grande porte. Dotada de equipamento de emergência veterinária, a ambulância proporciona suporte básico de vida do animal até chegar à CAL, onde recebe assistência.

A partir de hoje, os animais acidentados na via pública ou doentes podem ser recolhidos em segurança.

Esta ambulância, foi um projeto votado pelos cidadãos de Lisboa e vai trazer melhorias aos outros dois veículos de que a Casa já dispunha.

“Este veículo é para animais sinistrados e sem dono na cidade, não é para animais domésticos. É para animais errantes e insere-se em todo o trabalho que a Casa dos Animais já fazia e continua a fazer.”

A CAL adiantou também que a associação já tinha dois veículos para o mesmo fim, mas este tem mais e melhores equipamentos. “A Casa fica em Monsanto e muitos dos animais atropelados são encontrados em vias como a Segunda Circular ou o Eixo Norte-Sul. Esta ambulância tem melhorias que garantem a recolha e maior vigilância até à chegada ao local onde vão ser intervencionados, a própria Casa dos Animais”.

O veículo dispõe de máscaras de oxigénio, kit de reanimação, uma plataforma elevatória para animais de maior porte, uma marquesa e um ponto de água.

Lisboa não é a primeira cidade a ter uma viatura de emergência médico-veterinária para efetuar a recolha e o transporte de animais acidentados. Braga, Oeiras e Esposende já dispõem de veículos do género.

Segundo a Câmara de Lisboa na apresentação do veículo, além desta novidade, a Casa dos Animais vai receber em breve uma ampliação das suas instalações, avaliada em mais de um milhão de euros.

De acordo com o site “Veterinária Atual”, o vereador da Higiene Urbana na autarquia anunciou que “é importante também saudar todas as associações que trabalham connosco na promoção do bem-estar animal. Estamos a desenvolver um trabalho muito importante no sentido de montar na cidade uma rede capaz de dar resposta aos vários âmbitos. Por outro lado, também queria destacar o trabalho da União Zoófila. Aprovámos recentemente em reunião de Câmara cem mil euros para que a União Zoófila possa adquirir novos equipamentos e ter uma capacidade de resposta em termos de operações e cuidados aos animais, e temos um projeto conjunto com esta instituição para transferir a União Zoófila do espaço em que está atualmente, nas Furnas, para a zona Norte da cidade e ter, assim, melhores condições não só no quadro local, mas também nacional”.

Do ponto de vista social, já se percebe hoje que os animais são uma mais-valia na qualidade de vida das pessoas. Quando se atinge uma certa idade, fruto de deixarem de ser ativas, as pessoas tendem a desinteressar-se pela vida e os animais ajudam-nas a adquirir hábitos e rotinas diárias importantes. É necessário que no contexto urbano tenhamos em consideração essa dimensão”, adiantou Carlos Castro.

Quem quiser obter informações sobre a ambulância dos animais ou relatar uma situação de acidente, pode contactar a Casa dos Animais através do telefone 21 817 2300 . O número funciona 24 horas por dia, todos os dias.

No Comments

    Leave a Reply

    WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com