Comportamento Pró-Social

Já estava cientificamente provado que ratos, corvos, macacos e outros primatas tinham esta característica social.

Como também se sabe, a maioria dos cães reagem com loucura à oferta de  comida. Mas um estudo revelou que estes estão dispostos a ajudar outros cães a comer mesmo sem obterem com isso nenhum benefício próprio imediato.

Assim os cães entraram para a lista de animais que mostram comportamento pró-social, ou seja, são capazes de beneficiar outros sem esperar nada em troca desse mesmo comportamento.

 

cao-estudo1

 

Para realizar este estudo, foram classificados dezasseis cães como “dadores”. Numa primeira fase, esses cães foram ensinados a sentar-se num lugar específico e puxar umas cordas que fariam com que uma bandeja se movimentasse até o local onde outro cão “receptor” estaria.

Depois de aprenderam como a mecânica funcionava, o mesmo teste foi realizado com comida na bandeja.

Assim sendo, os cães “dadores” tinham duas opções distintas: puxar uma corda que transportaria uma bandeja com comida até o outro cão, ou enviar-lhe uma bandeja vazia.

cao-estudo2

Em ambos os casos, o “dador” não recebia comida.

Como os cães do estudo ofereceram comida aos outros cães sem que isso trouxesse qualquer benefício próprio, confirmou-se assim que têm comportamento pró-social.

Um factor foi bastante importante no estudo foi que os cães estão mais dispostos a ajudar os cães que conhecem do que a outros que nunca viram.

O melhor amigo do homem é bondoso também com outros cães.

Este estudo foi realizado na Universidade de Medicina Veterinária em Vienna de Austria.

No Comments

    Leave a Reply

    WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com