Cão na família – 9 Razões!

Há mais de 18.000 anos que o cão tem sido um companheiro para o homem, tendo sido um dos primeiros animais domesticados na história.
Ficam de seguida nove razões, baseadas em facto científicos, que explicam o porquê de termos estes animais peludos como amigos e membros da família:

  • Os cães são leais!

    1 - o Cão é fiel

    A origem do cão doméstico (canos lupus familiaris) remonta ao período compreendido entre 18.800 e 32.100 anos atrás, quando estes evoluíram a partir dos lobos (canis lupus signatus). Os lobos são conhecidos por viverem em matilha e desenvolverem fortes laços entre os membros do seu grupo. É esse comportamento instintivo que torna também os cães tão leais aos restantes membros do seu grupo, seus donos.

 

 

  • Os cães fazem-nos rir!

2 rir 

De acordo com um estudo publicado na revista “Society & Animals”, foi solicitado a pessoas que tinham como animais de companhia cães, gatos, ambos ou nenhum para registar quantas vezes riam ao longo de um dia. Aqueles que possuíam apenas cães, ou cães e gatos registaram rir mais vezes do que os outros dois grupos.

 

 

  • Os cães mantêm-nos saudáveis!

3 Cães nos mantêm saudáveis 

Um estudo publicado na revista “Proceedings”, da “Academia Nacional de Ciências dos EUA”, mostrou que ratos expostos à poeira de casas onde viviam cães, desenvolveram uma comunidade alterada de micróbios no seu intestino, que os protegia contra certos factores alérgenos.

Os cães podem até proteger os humanos de certos problemas de saúde. Crianças nascidas em famílias com um cão têm um menor risco de desenvolver alergias e asma. A razão é essa mesma poeira.

 

 

  • Somos mais sociais com um cão!

sociais 

Em Inglaterra, uma equipa de cientistas da Universidade de Brstol e da Universidade de Liverpool verificaram que pessoas com cães eram mais propensas a encontrar outras pessoas também donas de cães do que pessoas que não possuem um cão. Isso faz sentido na medida em que donos de cães, são mais propensos a sair de casa em passeios e caminhadas, e encontrar outras pessoas que também estão fazendo o mesmo com seus cães.

 

 

  • Somos mais activos com cães!

activos 

Uma grande preocupação de saúde nos dias de hoje é a obesidade, sendo por isso importante fazer exercício físico regular.

Cientistas da Universidade Estadual de Michigan nos EUA, relataram em 2011 que 60% dos donos de cães que levavam seu animal para caminhadas longas e regulares faziam a quantidade de exercício diária recomendada por médicos sem se darem conta disso mesmo.

Também pessoas idosas que andavam com seus cães tinham uma rotina de exercícios mais regular e eram fisicamente mais aptos do que idosos que caminhavam com outras pessoas, de acordo com um estudo publicado no “Journal of Psychosocial Nursing and Mental Health Services” também em 2010.

 

 

  • Os cães dão-nos um objectivo de vida!

senso

Os cães são excelentes companheiros para qualquer um, mas especialmente para pessoas idosas. Num estudo publicado no “Journal of Social Psychology”, pessoas de idade que tinham um cão relataram sentirem-se mais satisfeitos com seu estado emocional, físico e social, do que aqueles sem um cão.

 

 

  • Os cães salvam vidas!

vidas

Os cães podem ajudar outros animais de várias formas. Recentemente, na Flórida EUA, um gato foi salvo por uma transfusão de sangue de um cão. Alguns cães são doadores universais, como acontece com certos seres humanos.

Os cães também podem salvar as nossas vidas, por exemplo, agindo como um sistema de alerta para alguém que sofre de convulsões. Cães treinados podem detectar o início de uma convulsão até 15 minutos antes desta acontecer. Também podem ajudar a diagnosticar alguns tipos de câncro pelo faro. Identificar bombas ou drogas. Ou simplesmente agirem como verdadeiros heróis quando nós ou as nossas crianças estamos em perigo.

 

 

  • Os cães dão-nos confiança!

confiança

Num estudo, vários participantes foram avaliados antes e depois de terem um companheiro canino. No geral, todos os participantes relataram maior de auto-estima, melhores hábitos de exercício e menos medo após dez meses de terem um cão.

 

 

  • Os cães fazem-nos realmente mais felizes!

felizes

O simples ato de fazer contacto visual com o nosso amigo peludo pode libertar oxitocina no nosso organismo, uma substância química que nos faz sentir bem. Num estudo que mediu os níveis de oxitocina de dois grupos de proprietários de cães, o grupo que foi instruído a não olhar directamente para o seu cão teve níveis de oxitocina no organismo mais baixos do que o grupo que fez esse tipo de contacto regular.

Outra pesquisa provou que os donos de cães que viam nos seus animais uma companhia social eram “menos deprimidos, menos solitários e tinham maior auto-estima, eram mais felizes e tendiam a ter menos stress”.

No Comments

    Leave a Reply

    WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com