Cão acorrentado dentro de carro em Carcavelos !

carcavelos

O veterinário Carlos Morbey estava a almoçar quando foi informado que havia um cão preso dentro de um carro há três dias, na Praça do Junqueiro, em Carcavelos, pertença de um homem que se encontra hospedado num hotel próximo. Tencionava deixar o cão no carro durante toda a semana – por não ter consigo a documentação do animal, segundo justificou em conversa com o veterinário.

Imediatamente o funcionário do serviço municipal de Cascais se deslocou ao local e, ao examinar as condições em que o animal se encontrava, convenceu o seu dono a deixá-lo num hotel para animais da Associação São Francisco de Assis e temporariamente à sua guarda.
O veterinário Carlos Morbey explicou que “o cão estava num compartimento bastante reduzido e preso a uma corrente demasiado curta, correndo o risco de morrer asfixiado caso tentasse saltar para os bancos da frente”.

Ainda que tivesse comida e água, “com as temperaturas actuais o animal poderia sofrer com o calor e ter um final trágico”, Carlos Morbey após avaliar a situação ainda com o animal dentro do automóvel.
Era urgente retirar o animal do veículo, sendo para isso necessário o aval do dono. Com a ajuda da polícia, o diálogo decorreu na rua mas sem a presença próxima de muitas das pessoas que se aglomeraram no local sempre protestando com o dono do cão.
“São situações complicadas e muitas vezes as pessoas agem sem ter noção dos riscos. O dono não fazia a mais pequena ideia de que o animal estava em perigo e foi preciso explicar-lhe porquê. Não foi fácil convencer, mas falando com calma as pessoas compreendem-se”, conta o veterinário.
A meio da tarde, o dono aceitou libertar o cão e entregá-lo aos cuidados de um hotel para animais, por sugestão de Carlos Morbey.
“Só se houvesse perigo iminente é que se poderia intervir contra a vontade do dono, mas é muito difícil retirar os animais dos seus proprietários, à luz da lei portuguesa”, diz Carlos Morbey. Ficou acertado que o cão ficará à sua responsabilidade até sexta-feira, dia em que o dono do animal deixará o hotel onde está hospedado.

No Comments

    Leave a Reply

    WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com