4 de Outubro – Dia do Animal de Estimação

.

770x375_55361ac3dc9f79ff2830712f4536de71

O dia Mundial do Animal celebra-se todos os anos a 4 de Outubro e foi em 1931, em Florença, durante uma convenção de ecologistas, que foi definitivamente decidida.

A escolha teve em conta o facto de o dia 4 de Outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.

Os objectivos para este dia são, entre outros, sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies, mostrar a importância dos animais na vida das pessoas e celebrar a vida animal em todas as suas vertentes.

Algumas iniciativas previstas para o dia de amanhã:

ZOO de Lisboa – O Jardim Zoológico de Lisboa está a preparar diversas iniciativas para assinalar a data.

Ao entrar na bilheteira é possível participar num Peddy Paper criado em torno das espécies existentes no Jardim Zoológico e descobrir algumas curiosidades sobre os animais. Todos os participantes habilitam-se a ganhar prémios. Depois, para as crianças, podem fazer uma pintura facial do seu animal preferido, entre as 10h e as 18h, junto à Baía dos Golfinhos.

Vila Nova de Famalicão – Campanha de Adoção com oferta de microchip que se vai realizar na Praça Cupertino de Miranda,  das 09h30 às 16h00.

Vila Nova de Gaia  – Catorze animais – milhafres, borrelhos, corujas-das-torres, ouriços-cacheiros, mochos-galegos e uma rola-do-mar – serão devolvidos à natureza depois de terem sido tratados no Parque Biológico de Gaia. As devoluções vão acontecer entre as 10h15 e as 21h e nos locais onde os animais foram recolhidos. A rola-do-mar será libertada na Reserva Natural Local do Estuário do Douro (Vila Nova de Gaia); os três milhafres na Quinta da Conceição (Matosinhos), na Escola EB de Susão (Valongo) e no Parque do Castelo de Crestuma (Vila Nova de Gaia); o ouriço-cacheiro no Parque da Lavandeira (Vila Nova de Gaia), bem como uma coruja. Dois Borrelhos serão devolvidos à natureza no Parque de Dunas de Aguda (Vila Nova de Gaia), dois mochos-galegos na Casa da Natureza do Parque do Rio UL (São João da Madeira), outros dois no Parque Biológico (Vila Nova de Gaia) e um mocho e uma coruja no Parque de Avioso (Maia).

Torres Novas – O Canil inter-municipal de Torres Novas, que reúne os concelhos de Alcanena, Entroncamento e Barquinha, promove no dia 5 de outubro, no Jardim das Rosas, entre as 11 e as 17 horas, o 5.º Encontro de Animais Adotados no Canil bem como uma campanha de adpoção de animais de companhia.
Os mais novos vão ter um espaço de desenho e pintura.
Pelas 14h30, terá início a 4.ª “Cãominhada”, com partida do Jardim das Rosas, passando pela rua Alexandre Herculano, praça 5 de Outubro, castelo e avenida Dr. João Martins de Azevedo.

Évora – No dia 4 de Outubro das 10 às 19 horas, na Praça do Giraldo, a Associação Cantinho dos Animais de Évora organiza uma mostra pública.
O projeto municipal FIEL assinala o dia do animal com diversas ações no canil, dia 4 de Outubro, a partir das 16 horas. Jogos lúdico-pedagógicos. Aberto a crianças e  adultos.

Passeio ao luar com partida do canil municipal. Das 18h30 até perto das 21 horas, com possibilidade de passear também um cão do canil que de certeza ambos irão adorar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *